terça-feira, março 21, 2006

manifesto artístico

Amigos antes de mais, sentem a música como uma forma espontânea de artesanato. Nas manifestações tradicionais da música popular, do fado, das baladas e barcarolas da Ria de Aveiro bebem a inspiração e o sentimento de um povo, de uma terra que se fez ao mar. Unidos num espírito de busca da verdadeira raíz da cultura e valores Lusos, dão-lhe expressão e interpretação próprias, sem o espartilho demasiado rígido de algumas formas instituídas.
As fontes são trovas, são menestréis e jograis, são cantigas de amigo, são fados e baladas, líricas mal-fadadas, lendas e narrativas, tradições castiças, vinho bom, broa de lavrador, toalhas de linho bordadas à mão, lenços de namorados, moliceiros pintados, amores imaginados.
Serenata! O momento mágico… a noite - dedicatória em verso-palavra à alma que atenta escuta disponível, de espírito simples e límpido... como uma criança. A alma sensível a uma certa saudade de momentos nem vividos, pessoas por conhecer, tradições já perdidas, ambientes abandonados à voracidade do progresso, do século; Saudade de músicas não compostas, amores jamais vividos, versos apenas ditos, do tempo que se nos foge...
O mais... são violas e guitarras, vozes e alma! De Aveiro para toda a Portugalidade…
Serenata, Trova e… Liberdade!

Sem comentários: